Nova Xavantina, 19 de Setembro, de 2012
Queridos alunos
O romance OS MISERÁVEIS retrata um período conturbado da história da França de 1795 a 1833. Grande parte da população vivia marginalizada e passando fome em consequência da Revolução Francesa em 1789 e do longo reinado de Napoleão Bonaparte, com as inúmeras guerras travadas em toda a Europa.
Em OS MISERÁVEIS, Vitor Hugo retrata a vida de Jean Valjean, um trabalhador pobre, desempregado, contra quem a sociedade se voltou por um pequeno furto. Perseguido pelo implacável investigador, chamado Javert, Jean Valjean consegue escapar em fugas sensacionais.
MEUS QUERIDOS ALUNOS DO 8º ANO, AGORA É COM VOCÊS. ESPERO QUE TENHAM APROVEITADO A LEITURA E QUE POSSAM FAZER SEUS COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA EM QUESTÃO, COM MUITA CRIATIVIDADE E SABEDORIA. TENDO GOSTADO, OU NÃO, USEM ARGUMENTOS CONVINCENTES PARA DEFENDER SEUS PONTOS DE VISTA SOBRE O LIVRO.
Um grande abraço,
Tia Aparecida.
12 comentários:
Eu li esse livro e fiz esse prova
O livro conta a história de um ex-forçado de Galés (presidiário), que acabará de cumprir 19 anos de pena por ter roubado um pão. Então depois de solto ele caminhou durante quatro dias até chegar a uma cidade chamada Digne. Naquela época é obrigatório ao chegar em uma cidade ir até a prefeitura e apresentar seu cartão de visita (tipo um passaporte da época). E no de Jean Valjean disia o seguinte: “Jean Valjean, prisioneiro, solto após dezenove anos. Cinco anos de pena por roubo. Catorze porque tentou fugir quatro vezes. Esse homem é muito perigoso”. Então por isso ninguém na cidade não queria receber, mesmo ele tendo dinheiro juntado pelo seu trabalho nas Galés. Então até que ele bateu na porta do bispo da cidade. Como o bispo era muito generoso, o abrigou, deu o de comer o de beber e o lugar de dormir. Jean Veljean ficou extremamente agradecido por ele ter o recebido.
Mas durante a noite, ele levantou e roubou os talheres de prata da casa do bispo, e fugiu. No dia seguinte a criada da casa, ficou apavorada quando deu falta dos talheres, mas o bispo não deu importância, já que ele era uma pessoa muito humilde. E depois de algumas horas daquele mesmo dia, chegou alguns policiais com Jean Valjean preso, acusado de roubar os talheres, mas o bispo disse que tinha os dado a ele. E também entregou-lhe dois castiçais de prata, para que ele levasse também.
Ele ficou extremamente agradecido e foi embora. Andou durante algum tempo, e então avistou um menino com algumas moedas na mão. Quando então uma delas caiu no chão. E ele logo pois o pé em cima dela. O menino aproximou-se dele e pediu para que ele devolvesse a moeda. Mas de nada adiantou, pois ele não devolveu. O menino saiu chorando, e então quando Jean levantou o pé, e viu a moeda, ficou extremamente arrependido. E saiu procurando o menino, mas não o encontrou. Logo ficou com a moeda e partiu para uma outra cidade, onde tinha muitas fábricas.
Eu Fiz A Prova E Li o Livro
Os Miseráveis é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris (nesta última cidade foram vendidos 7 mil exemplares em 24 horas). Victor Hugo é também autor de Os Trabalhadores do mar e O Corcunda de Notre-Dame, entre outras obras.Esta obra, de Victor Hugo, narra a trajetória de um ex-presidiário, que de ladrão rancoroso com tudo e com todos, se transforma na benevolência em pessoa.Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, Jean Valjean é acolhido por um gentil bispo , que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert , um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional. A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean (que tem uma filha que é cuidada por terceiros) é despedida, se vê obrigada a se prostituir e é presa. Seu ex-patrão descobre o que acontecera, usa sua autoridade para libertá-la e a acolhe em sua casa, pois ela está muito doente. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a perseguí-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean, que foge com a menina enquanto é perseguido através dos anos pelo implacável Javert.
Lendo este livro você descobre que existe vários tipos de miseráveis, acho que se prestarmos bem atenção no nosso dia a dia, podemos ver várias pessoas miseráveis mas nem sempre paramos para ajudar ou para pensar em uma forma de ajudar, eu acho que todos nós somos miseráveis, não financeiramente mas pode ser de educação, cultura ou até mesmo respeito pelo próximo.
Esse livro foi muito bom ,mais o vocabulário era um pouco complicado mais dava para entender tudo as palavras que eu não sabia o significado pesquisava no dicionario ,aquele livro me fez refletir bastante durante a leitura .A leitura é meio complicada pois conta duas historias juntas algumas paginas que eu não entendia lia de novo varias vezes para ver se compreendia oque estava lendo assim consegui terminar o livro aprendi palavras que não sabia o significado ,entendi bem o livro e amei por isso é bom ser feito provas de livros na escola para obtermos novo intendimento de varias coisas ...foi ótimo a leitura :)
Julia Cristina Silva Osti
bom eu gostei muito do livro,ele é bem escrito,tem algumas palavras que eu não entendi,mais a história foi bem facil de se intender....o livro tem uma história bem interessante,teve um final que eu não esperava,torci muito para que Cosette fica-se com Marius...mais teve algumas partes da história que eu não gostei,esse é um romance muito legal pois envolve aventura e romace ao mesmo tempo mais na conclusão eu gostei muito do livro,ele é bem escrito,tirando as palavras que eu nao entendi o texto é facil de se intender..amei ler esse livro
24 de setembro de 2012 16:49
Larissa Vilela
Eu gostei do livro, apesar de contar várias histórias ao mesmo tempo, de diversos personagens, achei uma história bem interessante.
Esse livro também retrata a vida de um homem que vivia fazendo besteiras em sua vida, até que um dia aprendeu e começou a ser bem sucedido. Trocou de nomes várias vezes, por causa das burradas cometidas. Mas no fundo, era um homem com um enorme coração e com vontade de ajudar. Mesmo tendo passado por várias dificuldades em sua vida, conseguiu vencer e ainda adotou como sua ''filha'' uma menina, que havia sido abandonada por sua mãe.
Tem uma escrita bem diferenciada, com palavras que eu não conhecia e passei a conhecer.
Fala também que dinheiro, apesar de garantir bastante coisa, não é tudo.
Em geral, amei o livro e super indicaria.
O livro é muito bom , conta a histótia de um homen que cometeu alguns erros na vida e tentou concerta-los tentando se tornar uma pessoa melhor e para isso ele precisou mudar o seu nome várias vezes , tornou-se prefeito de uma cidade onde conheceu uma mulher e começou a conhecer um pouco da sua vida , descobriu que ela tinha uma filha e que havia deixado com um casal em outra cidade para conseguir o seu sustendo e o dela trabalhando , então o homen foi atrás da filha da mulher e a adotou como sua filha , nesse período ela conheceu um menino e se tornou feliz com ele. O livro é ótimo apesar de não ter palavras que usamos no nosso dia a dia , porém nos explica oque serve ou não na nossa vida e oque devemos ou não ser na vida , e que apesar de todas as nossas dificuldades não devemos desistir de ser feliz. Micaelly oliveira
Leonardo
o livro fala de um cara que era pobre e foi preso por roubar um pão e ficou 19 anos porque ele tentava fugir e matou um guarda.E uma mulher mostra a casa do bispo e ele deu comida e abrigo e o Jean Valjean que é o protagonista roubou os talheres e taças de prata do bispo e a policia procura ele e o bispo falou para os policias que avia dado a ele e seguiu seu rumo e se tornou prefeito de uma cidade pequena
Maria Eduarda Moraes.
Bom o livro é ótimo fala sobre um homem chamado Jean Valjean que foi levado pela pobreza a uma prisão q durou anos,apos solto tentou construir uma vida melhor , longe do crime,com sua apárencia não tão boa não conseguia a confiança das pessoas ate que conheceu um Bispo que confiou nele pois entendia que por ser pobre ele roubava para sobreviver ... Ao passar com muitas coias ele mudou de nome e passou a chamar Madeleine ,conheceu uma mulher que avia sofrido muito pois tinha uma filha que morava em outra cidade , tinha que mandar dinheiro para filha mais pena que ela estava sendo enganada por um casal que estava cuidando de Cosete sua filha .Como a mulher tinha uma doença ela morreu e pediu para que Madeleine cuidar de sua filha , Madeleine virou um pai para Cosete que se apaixonou por um homem passarão muitas dificuldades Madeleine morre e Cosete mais seu amor ficarao juntos .... quem for ler esse livro espero que goste , bjs
Igor Marques
opinião sobre os miseráveis
Achei um bom livro ele mostra que pessoas podem sim mudar e para melhor incentivando o fim do preconceito contra os presos que depois de saírem da cadeia não conseguem nem um pouco de oportunidade chance mas tem sempre uma boa pessoa que ajuda quem realmente precisa no caso da historia foi Jean Valjean que conseguiu ajuda para dar a volta por cima e se tornar uma pessoa diferente!
Laysle Caroline de Souza Dias diz:
Bem, eu gostei bastante do livro.
Ele leva um ensinamento pra sociedade de que cada um de nós merecemos sempre uma segunda chance para mudar, como Jean Valjean. Ele era um prisioneiro, e conseguiu se reerguer do fundo do poço, mesmo com as perseguições, com os conflitos, abatido, cansado, com todos os problemas ele não desistiu. Além de conseguir tudo que queria, ele ajudou muitas pessoas no decorrer da história. Eu achei todas as atitudes do rapaz maravilhosas, pois com ele pude aprender que nem sempre tudo é um mar de rosas, que devemos nos sacrificar para ter o que queremos.
Bom, foi isso que eu queria dizer, e espero que todos leiam o livro, apesar do vocabulário ser um pouco complicado, ele traz muitos ensinamentos.
Beijos e tchaau ;**
Postar um comentário